23 de novembro de 2024
motorista_idoso_lei_muda_exames
Idosos de 70 anos continuam dirigindo

Projeto de lei, em tramitação na Câmara dos Deputados, sugere aumentar para 70 anos a idade mínima para realização da renovação de CNH a cada três anos.

O PL 8.216/17 já foi aprovado, mas ainda precisa da análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para entrar em vigor.

O que determina a lei

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB):
Art. 147. O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:
I – de aptidão física e mental;
§ 2º O exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)

Para o relator do Projeto, deputado Mauro Lopes (MDB-MG):  “Um grande contingente de pessoas chega aos 65 anos absolutamente saudáveis. São ativas e levam uma vida independente”.

Assim, não se justifica continuar exigindo dos condutores com mais de 65 anos que enfrentem burocracia e desembolsem dinheiro a cada três anos para renovar os exames citados acima.

(Com informações do Portal Auto Papo – Leia mais Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp