19 de abril de 2024

Aseapprevs endossa participação na luta por mais conquistas para a população idosa. Pela aprovação de texto da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos

Em 2015, foi aprovada pela Organização dos Estados Americanos, em junho, foi elaborado um documento de Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos. Em 2017, na cidade de Ypacaraí, no Paraguai, mais de 18 países da América ratificaram o documento, adotando suas premissas. Na

Menos o Brasil, de forma oficial.

Desde 2018 o documento está parado na Câmara dos Deputados esperando aprovação e para servir de parâmetro para a adoção de políticas públicas voltadas para os idosos.
Ajude-nos a pressionar os deputados – em especial o presidente da Câmara, Arthur Lira – a colocar o projeto em plenário.

Para pressionar o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, a colocar o projeto em pauta, a RIAAM-Brasil enviou correspondência ao parlamentar e iniciou um abaixo-assinado a fim de mobilizar a sociedade pela aprovação do texto.

Leia texto sobre a Defesa dos Idosos
Afonso Bicalho

Para o presidente da Aseapprevs, Afonso Bicalho, “falta vontade política para que o projeto tramite na Câmara e seja aprovado. Portanto, é preciso mostrar mobilização e poder de pressão de nossa parte, aposentados e pensionistas, para que a proteção aos idosos entre em um novo patamar”.

Envelhecimento da população

Um dos pontos destacados na Exposição de Motivos remetida aos deputados (em especial ao presidente da Câmara Arthur Lira) estão critérios de envelhecimento da população.

Salientamos que a expectativa é que em 2050 o Brasil terá 64 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponderá a 30% da população. O que significa que muitos que hoje nem levam esta questão a sério deverão estar neste grupo.



Assine a petição em Defesa dos Idosos



Veja também na Aseapprevs

2 thoughts on “A favor dos Direitos Humanos dos Idosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp