19 de abril de 2024
Mente serena e tranquila, corpo firme e equilibrado

Manter a mente serena e tranquila, ao mesmo tempo em que o corpo está firme e equilibrado. Esta é a proposta da Yoga, a milenar disciplina oriental que vem ganhando adeptos entre o pessoal da Terceira Idade. “Tenho uma aluna que veio sob recomendação expressa do médico geriatra”, destaca a professora Ana Virgínia Azevedo.

Para a professora, a proposta é simples: a Yoga diminui a ansiedade ao mesmo tempo em que solta as articulações. Ana Virgínia conta que trabalha de forma individualizada, ou seja, cada aluno tem seu tempo respeitado fazendo com que a atividade seja prazerosa.

Enquanto a mente serena traz de volta a autoestima e afugenta a depressão, o corpo em atividade traz de volta o equilíbrio e diminui a possibilidade de quedas e contusões.

Cada qual no seu ritmo

A própria Ana Virgínia tem uma aluna de 77 anos que deste o começo do ano vem praticando Yoga. Com alguma debilidade devido à Diabetes, a idosa vem apresentando melhoras significativas e diz que não quer parar. Segundo Ana, ela faz a maior parte dos exercícios deitada do jeito que mais lhe convêm.

Entre tantos benefícios Ana Virgínia chama a atenção para a incontinência urinária que costuma aborrecer os idosos. “Com as posturas da Yoga podemos fortalecer alguns músculos que sustentam a bexiga evitando tantos constrangimentos”, informa.

Além das aulas individualizadas, há também a possibilidade da formação de grupos. Desta maneira, destaca a instrutora Ana Virgínia, a atividade fica de certa forma mais lúdica e aumenta o convívio e a interação entre as pessoas.  

A instrutora Ana Virgínia Azevedo

As atividades de Yoga são realizadas em sessões que duram em torno de 50 minutos. “Pode ser que dure mais ou menos. Depende do praticante e suas necessidades”, reforça Ana Virgínia. Podem ser feitas uma ou duas vezes por semana. Também a gosto do freguês. “A regularidade é mais importante do que a intensidade”, ensina a professora. E as práticas sempre se encerram com outra atividade muito recomendada nos atribulados dias de hoje: a meditação. “Na verdade não é a meditação propriamente dita, mas um relaxamento que traz os benefícios desta. O descanso físico e mental”.

  • Favorece a saúde óssea
  • Reduz a dor lombar
  • Diminui a pressão arterial
  • Contribui para uma melhor coordenação e postura
  • Aumenta a espessura das camadas corticais do cérebro
  • Refina o equilíbrio
  • Promove a calma

Serviço

Ana Virgínia – 99287-0930

(* Publicada originalmente na edição nº 82 – ‘O Eclético)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp