Aposentado: Como declarar Imposto de Renda

Aposentados e pensionistas, vejam como consultar o Informe de Rendimentos no site do INSS

Documento é necessário para preencher o Imposto de Renda da Pessoa Física
como_declarar_imposto_de _renda
Como declarar o Imposto de Renda de 2019/2020

Aposentados e pensionistas que recebem benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acessar o site do órgão para emitir o Informe de Rendimentos do ano-base 2019, necessário para preencher o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020.

Para consultar e imprimir o documento, é necessário acessar o sistema Meu INSS e fazer o cadastro com o número do benefício, data de nascimento e CPF. Ao acessar a plataforma de serviços, o beneficiário deverá selecionar o item “Extrato para o Imposto de Renda”.

Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo do Meu INSS – https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/ – disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS.

O Informe tem por competência comprovar o recebimento do benefício. Detalha os valores recebidos, os eventuais descontos, bônus e a data de recebimento dos valores.

Atendimento presencial

Quem tiver dificuldade de acessar o site poderá procurar o atendimento presencial em uma das agências do INSS, com o número do benefício, CPF e documento com data de nascimento e nome completo.

Quem, no ano de 2019, recebeu acima de R$ 28.559,70 nos chamados rendimentos tributáveis (salário, aposentadoria, pensão por morte ou alimentícia, alugueis, etc) deve baixar o programa da Receita Federal – http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020/download/windows – e enviar a declaração.


(* Com informações da Zero Hora
https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/dicas-de-economia/noticia/2020/02/veja-como-consultar-o-informe-de-rendimentos-no-site-do-inss-ck6s75kyi0k5k01qdtrlifxkm.html


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *