3 de dezembro de 2024
Como comprovar períodos de contribuição se a empresa onde você trabalhou faliu?
Como comprovar pagamento de INSS se a empresa faliu
Como comprovar pagamento de INSS se a empresa faliu

O primeiro passo para localizar uma empresa que tenha falido é procurar o sindicato da categoria. Caso não consiga informações sobre a firma, é possível fazer pesquisa no Fórum com o nome e o CNPJ do antigo empregador e verificar se existe algum processo de falência em andamento.

Os advogados esclarecem que se houver um processo de falência, é possível em que Vara Judicial. Assim, é possível obter mais informações como telefone, endereço ou outra forma de contato com o administrador da massa falida. É ele quem tem o dever e atribuição de fornecer a documentação necessária.

Leia: E se a empresa não recolheu o INSS

Também é recomendável procurar os antigos sócios da empresa para tentar uma solução amigável. Se não conseguir a documentação, cabe uma ação contra a massa falida para que a Justiça a obrigue a fornecer os documentos.

Há também os casos de pedidos relacionados à comprovação de período trabalhado em situação de insalubridade ou periculosidade, Como comprovar se a empresa nem existe mais? A solução é o trabalhador pedir ao INSS uma ‘perícia por similaridade’.


(* Com informações do portal Mix Vale – Leia aqui )


Veja também na Aseapprevs

2 thoughts on “Como comprovar INSS se a empresa faliu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp