Cuidado com as quedas

queda-Idosos
Quedas são responsáveis por 70% dos acidentes com idosos (Imagem: Pixabay)

As quedas são responsáveis por 70% das mortes por acidentes de pessoas com mais de 75 anos. As mulheres têm tendência a cair mais que os homens até os 75 anos. A partir desta idade, os números são praticamente iguais. Aproximadamente dois terços dos idosos que caíram uma vez, estatisticamente, poderão cair novamente nos próximos seis meses.

Além dos transtornos com internação e eventuais sequelas, o medo de cair novamente acaba limitando a vida dos idosos. Eles diminuem suas atividades, aumentando os problemas físicos, o isolamento social o que acaba levando à depressão.

Mas como tudo tem uma solução e é sempre melhor prevenir do que remediar, atividades físicas são o melhor remédio para se evitar quedas. E são atividades simples como a caminhada e o método Pilates.

“O Pilates melhora a estabilidade, aumenta a força nos músculos e articulações que confere mais equilíbrio às pessoas idosas. Isto é fundamental para evitar quedas”, atesta a fisioterapeuta Roberta Finelli, especializada em método Pilates.

São entre duas ou três sessões semanais e o atendimento é praticamente individualizado, sem impacto, nem dores ou repetição de exercícios. “Cada qual no seu ritmo, do seu jeito e progresso. Mas todos meus alunos relatam como ganharam mais agilidade e, consequentemente, mais autoconfiança”, diz Roberta Finelli.

Muitos idosos também enfrentam limitações em atividades rotineiras como sentar e levantar, calçar e amarrar sapatos. Com alongamentos e correções na postura, o Pilates proporciona, em pouco tempo, que estas tarefas sejam feitas sem grandes esforços. Mais um ponto para a qualidade de vida.

Sem mencionar que o Pilates estimula a mente e a coordenação motora pela variedade de exercícios. Esta fuga da rotina é um dos melhores antídotos contra o estresse.

Fale com a Prumo Pilates – link abaixo

A importância das caminhadas

Caminhar é uma das melhores atividades físicas (Imagem:Pixabay)

Talvez a mais popular entre as atividades físicas, a caminhada é o mais fácil de se introduzir na rotina. Para se ter uma ideia, além do fortalecimento muscular e de mais agilidade, caminhar uma hora por semana diminui em 30% as chances de doenças do coração.

No entanto, bastam 30 minutos de forma moderada para os benefícios aparecerem. Outro dado científico é que a caminhada libera serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Assim, xô depressão!

Além das atividades físicas, como prevenir quedas:

Evite:

  • móveis obstruindo passagens
  • mesas de centro, plantas fora do lugar
  • desníveis e degraus entre cômodos
  • tapetes soltos
  • iluminação deficiente – instale, por exemplo, interruptores no início e no fim de escadas
  • subir em cadeiras ou caixas para alcançar os armários

(* Publicado originalmente na edição nº 81 do jornal ‘O Eclético’)

3 Replies to “Cuidado com as quedas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *