Disparam os golpes contra os idosos na quarententa.
Os números são dos próprios bancos – por meio da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban: desde o ínicio das medidas de distanciamento social houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos.
Ainda de acordo com a entidade que representa os bancos, a maioria das tentativas, com cerca de 70%, são estelionatários querendo obter códigos e senhas.
Entre os golpes mais manjados, mas que infelizmente ainda enganam muitas pessoas, estão os telefonemas para a casa dos clientes, quando o estelionatário diz que é do banco e pede algumas informações pessoas e sigilosas, como senha.
Algumas dicas contra os golpes mais comuns
- O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;
- Também em hipótese alguma vai mandar alguém para a casa do cliente para retirar o cartão;
- Bancos nunca ligam para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento;
- Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para esclarecer a informação;
- Recebeu um SMS ou e-mail do banco com um link? Apague imediatamente e ligue para o seu gerente;
- Jamais compartilhe sua senha com ninguém.
Há também casos em que os golpistas se apresentam como funcionário do banco e pedem que seja feita uma transferência apenas como teste.
A Federação reforça que os bancos nunca ligam para os clientes par fazer transações.
Leia também: golpes mais comuns
https://aseapprevs.com.br/fique-atento-contra-os-golpes/
Bancos vão lançar campanha
Para combater as fraudes financeiras, a entidade, com o apoio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e do Banco Central está lançando uma campanha para informar e conscientizar sobre as tentativas de golpes financeiros. A iniciativa contará com medidas para proteção e enfrentamento à violação de direitos das pessoas idosas.
5 thoughts on “Golpes contra idosos disparam na quarentena”