Mais um golpe contra os aposentados

Novo golpe contra aposentados e pensionistas do INSS: saiba como funciona

golpe_contra_aposentados
(Imagem: Pixabay)

Um novo golpe contra aposentados e pensionistas do (INSS) Instituto Nacional de Seguro Social está sendo praticado em todo o país e é preciso alertar os segurados para nova modalidade de fraude.

Criminosos estão se passando por funcionários de bancos para enganar e convencer as vítimas a entregar senhas, dados e cartões bancários.

A prática já foi descoberta e vem sendo alvo de investigação da Polícia Civil. Mas é importante alertar as pessoas sobre a fraude. Veja como tudo funciona.

Em geral, as vítimas são aposentados e pensionistas do INSS, que possuem cartões de crédito e contas em banco. O golpe começa quando um dos criminosos liga para o segurado e informa ser um funcionário do banco ou do INSS.

Durante a ligação, o criminoso diz que o sistema do banco detectou uma compra fraudulenta feita em determinada loja, com os dados do cartão de crédito da vítima. Mas avisa que pode cancelar a compra e bloquear o cartão de crédito clonado, desde que a vítima digite o número da senha bancária ao telefone.

Após conseguir a confiança do beneficiário do INSS, o estelionatário informa que vai enviar um funcionário para recolher o verdadeiro cartão bancário que se encontra com a vítima.

Nesse momento, surge uma pessoa, que vai até a casa do idoso e a convence a entregar os cartões. Como ele já tem as senhas, fica fácil sacar valores, fazer compras e causar prejuízos.

Não caia no Golpe

A Polícia recomenda que os aposentados e pensionistas sempre desconfie quando receber telefonemas de pessoas se apresentando como funcionários de bancos ou de administradoras de cartões de crédito.

É importante não confirmar nenhum dado. Desligue o telefonema estranho e ligue direto para o call center da instituição financeira para relatar o ocorrido. Os bancos e as operadoras de cartão de crédito não precisam mandar recolher os cartões que estão em poder dos clientes. Se a pessoa receber essa proposta, precisa acionar a polícia imediatamente e também o INSS.


(* Com informações do Informe Brasil – Leia mais

https://www.informebrasil.com.br/novo-golpe-contra-aposentados-e-pensionistas-do-inss-saiba-como-funciona/


Leia mais aqui da Aseapprevs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *