Melhore sua aposentadoria com averbação de tempo

INSS: Averbação de tempo de serviço melhora a aposentadoria?

averbacao_tempo_aposentadoria

Você é um trabalhador (a) autônomo ou precisou trocar de regime previdenciário e agora está precisando solicitar a inclusão dos períodos não registrados?! Esse processo é conhecido como averbação de tempo de serviço.

Averbar tempo de serviço trata-se do processo de validar períodos não reconhecidos pelo órgão previdenciário, de maneira que sejam considerados no preenchimento dos requisitos.

A averbação pode ser solicitada junto ao órgão previdenciário, quando o trabalhador constatar a ausência de algum período trabalhado na contagem do tempo de contribuição.

No entanto, antes disso, é fundamental que cada trabalhador verifique seu histórico e regularize o quanto antes uma eventual pendência, já que em algumas situações, será preciso apresentar documentos que nem sempre serão fáceis de obter, como é o caso de contribuintes que desempenham atividades especiais.

Situações que necessitam da averbação:

  • Quem trabalhou no serviço público, vinculado a um Regime Próprio (RPPS), e depois trabalhou na iniciativa privada, contribuindo para o Regime Geral (RGPS).
  • Quem contribuiu por um tempo ao INSS e depois passou em um concurso público, migrando para o RPPS da esfera pública em que atua.

(* Com informações via Jornal Contábil – Leia material completo em

https://www.jornalcontabil.com.br/inss-averbacao-de-tempo-de-servico-melhora-a-aposentadoria-4/


Leia mais


One Reply to “Melhore sua aposentadoria com averbação de tempo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *