A entidade

Fundada no dia 18 de abril de 2000, a Associação Eclética de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social no Estado de Minas Gerais (ASEAPPREVS) surgiu da necessidade de agregar trabalhadores aposentados que não estavam ligados às categorias profissionais que já tinham sua representação devidamente organizada.

Naquela ocasião, surgiram os primeiros ‘‘departamentos de aposentados’’ de profissões e categorias como telefônicos, bancários, eletricitários, metalúrgicos, ferroviários, comerciários e trabalhadores da construção civil, entre outros.

Trabalhadores que não se encaixavam em nenhuma destas funções – ou não se sentiam representados pelos sindicatos de sua categoria – não tinham uma entidade a representá-los.

Naquela ocasião – fim dos anos 90 e início dos anos 2000 – os aposentados começaram a sofrer um processo muito grande de perdas e achatamento de benefícios e pensões. Reflexo da reforma da Previdência implementada nos governos de Fernando Henrique Cardoso.

Era preciso se organizar melhor e arregimentar forças para lutar e garantir conquistas.

E mesmo dentro de categorias profissionais organizadas e com histórico de luta, as reivindicações dos aposentados eram deixadas de lado e, costumeiramente, as últimas a serem discutidas e encaminhadas.

Também era comum que o ‘departamentos de aposentados’’ cuidassem somente de eventos de cunho social com festas, bailes e encontros. Não que estes temas não sejam de importância. Mas, aposentados e pensionistas também têm suas reivindicações específicas e ainda muita capacidade de luta, mobilização e convencimento.

Sem dinheiro nem condições dignas de sobrevivência, sacrificam seus momentos de lazer, quando não perdem toda a autoestima, evitando contatos.

ATUALIDADE

Hoje, a ASEAPPREVS está engajada em todas as lutas que envolvam trabalhadores, aposentados e pensionistas. Integra a Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais (FAP-MG) e a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap).

Também integra a Rede Ibero-Americana de Associações de Idosos do Brasil (RIAAM-Brasil, com sua representação em Minas a RIAAM-Minas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *