29 de março de 2024
Previdência: reforma chega ao Congresso em meados de fevereiro
O secretário Rogério Marinho

Secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho 

A proposta de reforma da Previdência será encaminhada ao Congresso Nacional na segunda semana de fevereiro, informou o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho. De acordo com ele, o governo bateu o martelo sobre a estratégia para apresentar o texto.

O Palácio do Planalto pretende aproveitar o texto apresentado pelo governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) e apressar a proposta que será encaminhada ao Congresso Nacional. Com isso, o texto poderia ir diretamente à apreciação do plenário da Câmara dos Deputados, aproveitando que o projeto encaminhado por Temer já passou pela etapa das comissões.

“Já foi decidido que vamos utilizar o arcabouço da 287 (Proposta de Emenda Constitucional – PEC 207/16), e a ideia é apresentarmos o projeto no plenário da Câmara a partir da segunda semana, depois da votação da mesa diretora”, disse Marinho.

Diferença em relação a Temer

De acordo com o secretário, a estratégia será refinada com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PSL), dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (da Casa Civil). A diferença é que o texto de Temer não prevê a criação de um regime previdenciário em que cada trabalhador faça a própria poupança (capitalização), como o governo deverá apresentar em fevereiro, o que pode gerar questionamentos por parte da oposição.

(* Com informações da Agência Brasil – Leia mais http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-01/previdencia-reforma-chega-ao-congresso-em-meados-de-fevereiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp