21 de novembro de 2024

Aposentados e pensionistas do INSS são constantes alvos de tentativa de golpes. Uma das formas mais corriqueiras para ludibriar os segurados do INSS é quando os golpistas se fazem passar por representantes de bancos e instituições de crédito para oferecer empréstimos consignados – aquele feito com desconto no contracheque. Diante dos riscos de aposentados serem enganados, bancos alertam seus clientes sobre a atuação de fraudadores neste sentido e para que tomem cuidados.

Em nota, o BMG – um dos principais bancos conveniados com a Previdência -, por exemplo, informou que “há pessoas de caráter duvidoso se identificando como seus prepostos ou representantes, oferecendo empréstimos mediante a exigência de pagamento antecipado de valores a título de fiança, seguro-fiança ou tarifas”. O banco nega que tenha esse tipo de serviço e solicita que aposentados e pensionistas do INSS denunciem a tentativa de golpe.

Nestes casos, especialistas recomendam ter cuidado, principalmente, com dados pessoais. É preciso ficar atento e lembrar que bancos e instituições públicas não solicitam informações por telefone ou e-mail. Em caso de perda ou roubo de documentos, é recomendado registrar a ocorrência na polícia e comunicar o fato a órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa).

Além disso, o aposentado que desconfia ter sido vítima de fraude deve tirar o extrato do benefício no site da Previdência e acompanhá-lo para ver se há desconto indevido. Ao perceber irregularidades, precisa ir até um posto do INSS e pedir para verificar os dados referentes a todos os empréstimos consignados feitos em seu nome.

(* Com informações de Martha Imenes – O Dia. Leia mais Aqui ) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp