INSS não solicita informações presencialmente nem por links ou e-mails
![](https://aseapprevs.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Aseapprevs_golpe_fraude-1024x656.jpg)
Sempre alertamos e orientamos para evitar golpes, mas sem deixar de usufruir dos benefícios da internet. Assim, o INSS emitiu um alerta urgente para proteger aposentados e pensionistas de golpes e fraudes.
Confira os detalhes em tópicos:
1. Como Agem os Golpistas
– Falsos Atendentes: Pessoas se passando por funcionários do INSS, solicitando dados pessoais ou pagamentos.
– Links e E-mails Falsos: Mensagens com links suspeitos ou e-mails que pedem informações sigilosas.
– Visitas Presenciais: Indivíduos que se apresentam como agentes do INSS para coletar dados ou documentos.
2. O Que o INSS Nunca Faz
– Não Solicita Informações por E-mail, Links ou Telefone: Desconfie de mensagens que pedem CPF, senhas ou dados bancários.
– Não Faz Visitas Domiciliares para Coletar Dados: O INSS não envia agentes para buscar documentos em casa.
– Não Cobra Taxas ou Pagamentos para Liberar Benefícios: Qualquer cobrança é sinal de fraude.
3. Como se Proteger
– Nunca Compartilhe Dados Pessoais: CPF, senhas e números de cartão devem ser mantidos em sigilo.
– Desconfie de Ofertas Milagrosas: Promessas de aumento de benefícios ou revisões são golpes comuns.
– Verifique a Autenticidade: Acesse apenas o site oficial do INSS (www.gov.br/inss) ou use o aplicativo Meu INSS.
Leia: cuidados com o PIX
4. O Que Fazer em Caso de Fraude
– Denuncie: Registre boletim de ocorrência e informe o INSS pelo telefone 135.
– Bloqueie Dados Comprometidos: Entre em contato com seu banco e altere senhas, se necessário. Fique Atento! Golpes contra aposentados e pensionistas estão aumentando. Proteja-se e compartilhe essas informações com familiares e amigos.