A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou projeto de lei que modifica a imagem utilizada para identificar o atendimento preferencial a idosos (PLS 126/2016). O desenho atual mostra uma pessoa curvada, usando uma bengala. Para o autor do projeto senador Waldemir Moka (PMDB-MS), este ícone não pode ser pejorativo. O senador observou que os maiores de 60 anos não são mais, necessariamente, pessoas frágeis.
A proposta, agora, será examinada pela Câmara dos Deputados. A reportagem é de Iara Farias Borges, da Rádio Senado.
Ouça a reportagem Aqui
Gostaria também, de chamar a atenção nesta oportunidade, sobre o desrespeito aos direitos das pessoas idosas, tanto nos assuntos prefensial, em transportes coletivos, como também nos estacionamentos preferencial para pessoas idosas e deficientes. Têm várias pessoas folgadas e algumas autoridades que além de ocupar as referidas vagas, como se não bastasse ainda usam a famosa carteirada e diz na cara de pau que pode estacionar em qualquer lugar, porque é da Polícia.
Bernardino, obrigado pela sua participação.
De fato, muitas ainda desrespeitam vagas de idosos. Mas temos todos de saber exigir nossos direitos.
Quanto ao policial, se você o identificou pode fazer uma denúncia na Corregedoria da Polícia Civil ou ainda na Ouvidoria do Estado de Minas Gerais.
Esperamos ter ajudado.