28 de janeiro de 2025

Cuidado com o Consignado: O Que Aposentados e Pensionistas do INSS Precisam Saber

Atenção às Taxas de Juros do consignado

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS que desejam contratar empréstimo consignado devem ficar atentos às taxas de juros antes de tomar essa decisão. Atualmente, o limite para esse tipo de crédito está em 1,66% ao mês. Para operações com cartão de crédito e cartão consignado de benefício, a taxa máxima é de 2,46% ao mês.

Avalie com Cautela

Embora o crédito consignado tenha taxas mais baixas, é essencial analisar cuidadosamente para não comprometer a renda com despesas não essenciais. Neste tipo de crédito, é possível utilizar até 45% do benefício: 35% para empréstimo pessoal consignado, 5% para cartão de crédito consignado e 5% para cartão consignado de benefício.

Como Conferir as Taxas de Juros

Você pode conferir as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras diretamente no aplicativo ou site Meu INSS, sem precisar de login e senha. Veja como:

  1. Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado“.
  2. Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados por cada um deles.
  3. Para ver mais bancos, role a página até embaixo e clique em “Ver mais”.
  4. Também é possível buscar pela instituição que você quer pesquisar, no alto da página, em “Pesquise por instituição”.
  5. Ao lado do nome das instituições, estão listadas as taxas para modalidades de cartão de crédito consignado (RMC) e cartão consignado de benefício (RCC). Essas taxas aparecem apenas quando a instituição oferece esse tipo de crédito.

Crescimento nas Contratações

Em junho, observou-se um aumento na quantidade de contratações de empréstimo consignado nos últimos três anos, mesmo com a queda nas taxas de juros a partir de 2023.

Ficar bem informado é essencial para fazer escolhas financeiras conscientes e garantir que o benefício seja utilizado de forma responsável.

Leia aqui um Guia para empréstimo consignado.

Com base em texto do Portal do INSS – Leia a íntegra aqui




2 thoughts on “Cuidado com o consignado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp