Cinco alimentos que Fazem Mal à Saúde: Fique Atento!
Manter uma alimentação saudável é fundamental para a qualidade de vida, especialmente na terceira idade. Pensando nisso, reunimos uma lista de cinco alimentos ultraprocessados que podem trazer sérios malefícios à saúde. Esses alimentos contêm aditivos como conservantes, estabilizantes, corantes, edulcorantes e aromatizantes, além de excesso de gordura vegetal hidrogenada, açúcar e sódio. Conheça os males e consequências negativas para a saúde associados ao consumo excessivo de:
1. Salgadinhos de Pacote
Salgadinhos de pacote são ricos em gorduras do tipo vegetal hidrogenada (gordura trans). Apesar de serem feitos a partir de óleos vegetais, a gordura trans pode ser tão prejudicial quanto as gorduras saturadas. Além disso, esses salgadinhos contêm muito sódio, o que os torna mais palatáveis, mas o consumo habitual pode aumentar o risco de doenças do coração e obesidade.
2. Bolacha Recheada
Bolachas doces ou recheadas são ricas em açúcar simples, utilizado para adoçar e preservar alimentos. Embora o ser humano tenha preferência por alimentos doces, o consumo excessivo de açúcar pode ser prejudicial. Além disso, essas bolachas são ricas em gorduras trans, aumentando ainda mais os riscos para a saúde.
3. Embutidos
Produtos derivados de carne, como nuggets, hambúrguer, salsicha, salame, linguiça, presunto, mortadela e peito de peru, contêm quantidades elevadas de gordura saturada e sódio. De baixo custo e longa duração, esses alimentos são práticos, mas o consumo elevado é um fator de risco para várias doenças, prejudicando a saúde global devido à baixa qualidade nutricional.
4. Refrigerante
Refrigerantes são bebidas adoçadas com quantidades elevadas de açúcar e baixo teor de nutrientes importantes. O consumo excessivo pode aumentar o risco de obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração. Em vez disso, é aconselhável consumir frutas in natura.
Leia: Alimentos que controlam o açúcar
5. Macarrão Instantâneo
O macarrão instantâneo contém uma longa lista de ingredientes, muitos deles aditivos químicos. Como explica a nutricionista Lívia Bacharini: “Se um produto tem muitos nomes estranhos que não reconhecemos quando lemos, não pode ser considerado um alimento. Então, é preciso evitar o consumo excessivo desse tipo de produto e valorizar a comida de verdade, em que reconhecemos os alimentos e ingredientes. Vamos descascar mais e desempacotar menos”.
Fique atento aos alimentos que você consome e prefira sempre os mais naturais e frescos. Sua saúde agradece!
Além de serem prejudiciais a saudade, são pobres em nutrientes.