Os aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida há mais de um ano tinham até dia 28 de fevereiro para regularizar a situação com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e não ter o benefício suspenso. Com o término do prazo, é preciso tomar outras medidas para reativas a aposentadoria.
Veja tudo o que você precisa saber sobre a prova de vida:
O que é?
A prova de vida é uma exigência do governo federal para que os aposentados e pensionistas recebam a aposentadoria. Ela é necessária para todos os brasileiros que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.
Quando é realizada?
Normalmente as agências bancárias determinam as datas que são mais convenientes. É possível que seja realizada no mês do aniversário do beneficiário, no do aniversário da conta ou um mês antes do vencimento da última Comprovação de Vida realizada. A única exigência é que seja realizada uma vez por ano.
Como é a prova de vida?
O beneficiário deve ir até a agência bancária em que recebe a aposentadoria e apresentar um documento original com foto. Algumas agências também podem utilizar o cadastro biométrico para comprovar a vida dos aposentados.
Em casos de doenças ou dificuldade de locomoção, a prova de vida deve ser realizada por um procurador, previamente cadastrado no INSS. As informações para realizar o cadastro estão no site oficial do INSS.
Qual é o prazo?
Os beneficiários que não fizeram a prova de vida há mais de um ano foram convocados até dia 28 de fevereiro de 2018.
Perdi o prazo. E agora?
Não comprovar a vida para o INSS implica na suspensão do pagamento do benefício. Neste caso, o aposentado e pensionista deve ir até uma agência do INSS para regularizar a situação. Lá, ele vai precisar apresentar um documento com foto e solicitar a reativação da conta, bem como o pagamento reatroativo do período que a conta está suspensa.
(* Com informações do portal R7 – Leia mais Aqui )