30 de outubro de 2024

Envelhecer com Saúde: Mercado Antienvelhecimento Cresce e Ciência Desafia Noções de Velhice

Está buscando maneiras de se manter jovem para sempre? Essa é uma meta cada vez mais comum. O mercado de produtos antienvelhecimento, atualmente avaliado em 40 bilhões de dólares, deve atingir 60 bilhões de dólares até 2032. Para combater os sinais da idade, muitas pessoas utilizam cremes para suavizar rugas, tomam suplementos e praticam atividades físicas, entre outras intervenções.

Embora o envelhecimento seja frequentemente visto como um problema a ser resolvido, ele é mais maleável do que se imagina. Segundo as descobertas mais recentes, não há um ponto de inflexão biológico claro que marque a transição da meia-idade para a velhice, afirma Eric Verdin, presidente e CEO do Buck Institute for Research on Aging, na Califórnia, EUA.

Há uma incrível variabilidade entre pessoas diferentes”, diz Verdin, que prefere avaliar a idade biológica – a idade das células e tecidos – em vez da idade cronológica, que é o número de anos de vida.

Essa perspectiva está mudando o status quo: um estudo recente publicado na revista Psychology and Aging revela que a percepção sobre a idade em que alguém é considerado velho está mudando. Atualmente, adultos de meia-idade e idosos se sentem mais jovens do que pessoas da mesma faixa etária se sentiam há 10 ou 20 anos, conforme aponta a pesquisa liderada por Markus Wettstein, da Universidade Humboldt em Berlim, Alemanha.

As pessoas estão vivendo mais, o que contribui para essa mudança. No entanto, as descobertas também podem refletir uma visão negativa sobre o envelhecimento, especialmente no Hemisfério Ocidental.


Leia aqui: Atrase o envelhecimento

“As pessoas adiam a velhice porque não querem entrar nessa fase da vida, que é vista como bastante indesejável”, disseram Wettstein e seus colegas em um e-mail para a National Geographic.

Com a ciência avançando e o mercado de produtos antienvelhecimento em expansão, a noção de velhice está sendo redefinida, oferecendo novas esperanças para aqueles que buscam envelhecer com mais saúde e vitalidade.


Texto com base em artigo da ‘National Geographic’ – Leia aqui


1 thought on “Quando começa o envelhecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp