Criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral, é a proposta da campanha Janeiro Branco, que visa a alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lembra que também entram no rol transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar que, muitas vezes, fazem com que as pessoas se tornem impossibilitadas (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais. A concessão de benefícios, no entanto, está sujeita a critérios específicos.
O benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, é concedido a pessoas que estão temporariamente incapacitadas para o trabalho em razão de doença mental. Já o benefício por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez, é concedido a pessoas permanentemente incapacitadas para o trabalho por causa de doença mental.
Leia sobre envelhecimento saudável
Para solicitar o benefício ao INSS, é preciso agendar a perícia médica no aplicativo, no site ou pelo telefone 135. No dia do atendimento, é necessário apresentar documentos médicos (atestados, relatórios, exames) e documentos pessoais. É importante ressaltar que o perito médico é quem irá avaliar se o trabalhador tem direito ao benefício.
Como cuidar da saúde mental
Cautela nas Expectativas
Metas ambiciosas sem planejamento adequado podem ser inatingíveis, causando frustração e sofrimento emocional.
Estabelecimento de Metas Tangíveis
Importância de metas realistas, com prazos curtos ou divididas em etapas, sem depender de datas específicas.
Autocobrança e Auto-Observação
Evitar autocobrança excessiva, praticando a auto-observação diária com generosidade e auto-acolhimento.
Flexibilidade diante das mudanças
Reconhecimento das qualidades e recursos internos ao lidar com imprevistos; possibilidade de “reprogramar a rota” conforme necessário.
Bem-estar psíquico
Atividades prazerosas, momentos de lazer, prática de hobbies, esportes e boa alimentação como estratégias para lidar com o estresse.
Higiene do sono
Estratégias como rotina de sono, evitar eletrônicos antes de dormir e ambiente propício são fundamentais para melhorar a qualidade do sono.
Consciência Emocional
Identificar emoções e pensamentos associados para agir de forma consciente e melhorar o bem-estar.
Atenção ao momento presente
Foco nas ações possíveis e no que está sob controle, evitando preocupações constantes com passado ou futuro.
Prevenção e Atenuação do Sofrimento Emocional
Reconhecer a presença do sofrimento emocional como primeiro passo para buscar estratégias de cuidado da saúde mental e alcançar melhor qualidade de vida.