27 de fevereiro de 2024
Janeiro Branco e os cuidados com a saúde mental

Criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral, é a proposta da campanha Janeiro Branco, que visa a alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lembra que também entram no rol transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar que, muitas vezes, fazem com que as pessoas se tornem impossibilitadas (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais. A concessão de benefícios, no entanto, está sujeita a critérios específicos.

O benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, é concedido a pessoas que estão temporariamente incapacitadas para o trabalho em razão de doença mental. Já o benefício por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez, é concedido a pessoas permanentemente incapacitadas para o trabalho por causa de doença mental.


Leia sobre envelhecimento saudável

Para solicitar o benefício ao INSS, é preciso agendar a perícia médica no aplicativo, no site ou pelo telefone 135. No dia do atendimento, é necessário apresentar documentos médicos (atestados, relatórios, exames) e documentos pessoais. É importante ressaltar que o perito médico é quem irá avaliar se o trabalhador tem direito ao benefício.


Como cuidar da saúde mental

Cautela nas Expectativas

Metas ambiciosas sem planejamento adequado podem ser inatingíveis, causando frustração e sofrimento emocional.

Estabelecimento de Metas Tangíveis

Importância de metas realistas, com prazos curtos ou divididas em etapas, sem depender de datas específicas.

Autocobrança e Auto-Observação

Evitar autocobrança excessiva, praticando a auto-observação diária com generosidade e auto-acolhimento.

Flexibilidade diante das mudanças

Reconhecimento das qualidades e recursos internos ao lidar com imprevistos; possibilidade de “reprogramar a rota” conforme necessário.

Bem-estar psíquico

Atividades prazerosas, momentos de lazer, prática de hobbies, esportes e boa alimentação como estratégias para lidar com o estresse.

Higiene do sono

Estratégias como rotina de sono, evitar eletrônicos antes de dormir e ambiente propício são fundamentais para melhorar a qualidade do sono.

Consciência Emocional

Identificar emoções e pensamentos associados para agir de forma consciente e melhorar o bem-estar.

Atenção ao momento presente

Foco nas ações possíveis e no que está sob controle, evitando preocupações constantes com passado ou futuro.

Prevenção e Atenuação do Sofrimento Emocional

Reconhecer a presença do sofrimento emocional como primeiro passo para buscar estratégias de cuidado da saúde mental e alcançar melhor qualidade de vida.


Com base em artigos da EBC e do INSS


Veja também na Aseapprevs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp