Criminosos usavam linguagem semelhante a atendentes. Eles utilizavam informações do banco de dados do INSS
A Polícia Civil prendeu cinco pessoas que, de acordo com as investigações, fazem parte de uma quadrilha que aplicava o golpe do INSS em Niterói, na Região Metropolitana. As principais vítimas eram idosos. Uma delas teve um prejuízo de R$ 40 mil. O grupo possuía um roteiro para atuar junto a possíveis alvos como se fossem funcionários de empresa de telemarketing.
Foram presos quatro mulheres e um homem em um escritório. Os presos responderão por estelionato e organização criminosa.
Segundo as investigações, eles faziam empréstimos no nome das vítimas e tinham um roteiro, como uma cartilha, do que deveriam dizer aos alvos das abordagens. A quadrilha usava palavras comuns usadas por atendentes de telemarketing.
Um integrante do grupo se apresentava como funcionário de um suposto setor de análise e cancelamento. Mas não chegava a falar o nome da empresa.
Leia: como evitar golpes
Roteiro detalhado para o golpe
O roteiro que os integrantes do grupo seguiam tinha, como principal objetivo, transmitir para as vítimas um ar de normalidade e deixar as vítimas preocupadas.
“Olá, senhor, bom dia. Estou entrando em contato referente a um cartão consignado ativo em seu benefício. O senhor faz uso desse cartão?”, afirmava um trecho da cartilha do crime.
Em outro momento, a orientação era dizer: “Como o senhor não solicitou cartão vou ter que cancelar para que não seja mais descontado”.
Na cartilha havia ainda orientação possíveis argumentações quando a pessoa recusava o serviço.
2 thoughts on “Mais um golpe contra aposentados”