21 de novembro de 2024

Envelhecer com qualidade de vida é fundamental, e no Brasil, a terceira idade começa aos 60 anos, embora a OMS considere a pessoa idosa a partir dos 65 anos. Consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos pode ajudar a prevenir doenças como comprometimento de memória, depressão, hipertensão e osteoporose.

Não há um consenso sobre a idade ideal para procurar um geriatra, mas esses especialistas se concentram em promover um envelhecimento saudável e prevenir doenças. Alguns sinais de que é necessário marcar uma consulta urgente incluem perda parcial da visão, dificuldade em controlar a urina, quedas frequentes, perda de força muscular e problemas de memória.


Leia: Depressão e solidão

O geriatra pode solicitar exames adequados à idade e ao perfil do paciente, evitando testes desnecessários. A orientação e cuidado desse especialista são valiosos para garantir um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.

Geriatra identifica perfis

O geriatra pode passar os exames que achar necessário para o paciente idoso. Inclusive, tem alguns exames que não são indicados, a depender da faixa etária e a depender do perfil do idoso. Por exemplo, tem idosos muito frágeis, que não tem indicação fazer determinados exames. “O geriatra vai ter esse senso de identificar, alertar e orientar”, pontua Andréa Figueirêdo, médica geriatra do Hospital Jayme da Fonte, em Recife.


Texto com base em reportagem da Folha de Pernambuco – Leia aqui


Veja também na Aseapprevs

4 thoughts on “Quando consultar um geriatra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp