
Por conta do crescimento de serviços oferecidos on-line ou por telefone, tem aumentado o número de golpes a segurados do INSS por telefone, e-mail, mensagem de texto e até por WhatsApp. Mas como evitar cair em golpes contra aposentados e pensionistas do INSS?
O INSS reforça que não entra em contato diretamente com os segurados, mas durante os períodos de isolamentos social e com as agências fechadas, houve situações em que precisou entrar em contato, por meio da Central 135.
Acesse o aqui o site do Meu INSS
Portanto, fique atento. Veja a seguir uma lista com os cinco golpes mais comuns.
Aprenda como não cair neles.
Confira a lista
Golpe da promessa de que você tem valores atrasados para receber
Alguém te liga e diz que você tem parcelas atrasadas para receber da Previdência.
Mas, logo depois fala em uma ‘taxa’ para que o valor seja liberado. Se o assunto se estender fornecem até o número da conta em que a tal ‘taxa’ deverá ser liberada.
Não hesite. Desligue o telefone. É golpe!
Golpe da promessa de aumentar o valor do seu benefício
É bom frisar que há possibilidade, sim, de aumentar seu benefício. Mas, atenção, somente em algumas situações bem específicas e por meio de uma ação judicial.
Consulte sempre advogados sérios e honestos que, realmente, te oferecem ganhos analisando, particularmente, seu caso.
Golpe da exigência a ser cumprida
Dentro de um cenário atípico com a pandemia, de fato, servidores do INSS têm ligado para os segurados para remarcar perícias, por exemplo.
Mas, cuidado! Alguns espertalhões ligam para conseguir informações e documentos pessoais das pessoas.
Como não cair neste golpe?
De acordo com o INSS, as ligações são feitas apenas para prestar informações ao segurado Caso o INSS precise de alguma informação ou ou número de documento, o atendente vai te pedir para fazer isso através do sistema Meu INSS.
O atendente do INSS jamais vai te pedir dados pessoais como CPF, dados bancários, senha ou número de cartão.
Leia: Golpes disparam na quarentena
Golpe do benefício bloqueado
O objetivo do estelionatário é fzer com que você fornã alguns dados seus para que possa usar em comprar ou pedidos de empréstimo em seu nome.
Lembre que o INSS já possui todos os seus dados, então não vai te pedir nenhuma atualização de cadastro por telefone, e-mail e afins.
É sempre bom reforçar: o INSS já tem todos os seus dados, então não vai te pedir nenhuma atualização de cadastro por telefone ou e-mail.
Golpe com link em mensagem falsa
Com as novas tecnologias, um golpe que tem crescido é o envio de um link por mensagem de WhatsApp supostamento enviado pelo banco, em que é solicitada a atualização de dados cadastrais.
Simples. Seu banco jamais vai pedir uma atualização de cadastro por mensagem de celular, e-mail ou WhatsApp.
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