Direitos previdenciários a quem sofre de hanseníase

Sofro de hanseníase posso ser aposentado por invalidez ou ter direito ao auxílio-doença?

Toda pessoa que sofre de alguma incapacidade permanente total terá direito a aposentadoria por incapacidade, para os portadores de hanseníase também é possível requerer o benefício. Mesmo porque a hanseníase pode deixar sequelas. Assim basta a pessoa comprovar que contribuiu para o INSS e a sua incapacidade seja caracterizada em exame realizado pela perícia médica do INSS.

Para você entender melhor, supondo que o senhor João tenha requerido o benefício da aposentadoria por invalidez, mas de acordo com a perícia médica o segurado foi enquadrado em primeiro momento no auxílio-doença.. Caso o segurado não apresentar melhora no quadro e não conseguir voltar para as suas atividades laborais logo ele será enquadrado na aposentadoria por invalidez.

Sendo assim todo aquele que sofre pela hanseníase tem direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

É importante ressaltar que é extremamente necessário que o segurado esteja com todas as suas documentações em mãos, documentos pessoais, laudo médico, exames, receitas médicas, para facilitar que seu benefício seja concedido, pois, vale lembrar que a maioria dos benefícios são negados por falta de documentação necessária.

Como conseguir a aposentadoria por invalidez?

De modo geral todo segurado precisa cumprir esses requisitos e estar com suas contribuições em dia ou estar no período de graça, exceto para doença que esteja em estado avançado grave.

Os requisitos básicos no geral são:

Preencher o tempo mínimo de carência; 12 meses, comprovar o início da incapacidade e é importante ressaltar que o segurado não esteja em processo de reabilitação para o exercício da atividade que lhe garanta a subsistência, independentemente de estar recebendo ou não auxílio-doença.

O que é hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.

A hanseníase antigamente era conhecida como lepra, ela é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae e afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.

Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

A lepra pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com vários medicamentos.

O tratamento precoce evita deficiência.

O que é aposentadoria por invalidez?

Este benefício é para o trabalhador que está incapacitado de modo permanente e total para exercer a suas atividades laborais e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, esta aposentadoria tem por objetivo remunerar o segurado que está definitivamente incapacitado para o exercício de atividade que lhe garanta sobrevivência, seja por alguma doença ou sequela.


Mais sobre auxílio-doença

http://www.riaam-minas.org.br/2020/07/02/auxilio-doenca-pode-virar-aposentadoria-por-invalidez/

O que é auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício previdenciário devido ao segurado que estiver total e temporariamente incapaz para exercer suas atividades habituais por mais de 15 dias.

Este benefício trata-se de incapacidade temporária, pois, a incapacidade permanente pode gerar outros tipos de benefícios como aposentadoria por invalidez ou auxílio-acidente, depende da incapacidade de segurado.


(* Com informações do Jornal Contábil – Leia mais

https://www.jornalcontabil.com.br/inss-direitos-previdenciarios-para-quem-sofre-de-hanseniase/

Leia mais aqui na Aseapprevs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *