2 de maio de 2024
Agência do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cortou o pagamento do benefícios de 532.588 aposentados e pensionistas que não compareceram à rede bancária para realizar a prova de vida. Os números são de julho deste ano.

Dos mais de 34,7 milhões de beneficiários do INSS, apenas 532.588 não compareceram à rede bancária para realizar a prova de vida.

Até fevereiro de 2018, data limite para o recadastramento, mais de 3,2 milhões de segurados não tinham feito a prova de vida.

Isso significa que 98,5% dos segurados foram recadastrados, até julho, pela rede bancária pagadora de seus benefícios.

O que é

A Comprovação de Vida, também conhecida como Renovação de Senha ou, ainda, Fé de Vida, é um procedimento obrigatório e visa a dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios.

Todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos em conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem provar uma vez por ano que estão vivos. Inclusive aqueles que recebem benefícios assistenciais – como BPC/LOAS.

Algumas instituições fazem a comprovação usando o sistema de biometria (uso da impressão digital) nos caixas eletrônicos, Outros podem pedir apenas a apresentação do documento e, em alguns casos, a troca de senha é exigida.

(* Com informações do UOL e do INSS – Leia mais Aqui )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp