
É muito difícil perder aposentadoria, ou seja, ficar sem os benefícios da Previdência Social pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No entanto, há seis motivos que podem fazer com que o INSS suspenda os pagamentos. Veja quais:
Pente-fino nos benefícios
Anualmente o INSS realiza uma espécie de investigação para identificar possíveis benefícios previdenciários concedidos de forma incorreta.
Dessa forma, o objetivo dessa investigação é encontrar quais benefícios foram concedidos de maneira incorreta, seja por falta de documentação, falta de preenchimento dos requisitos, documentação falsa entre outros.
Leia mais sobre Pente-fino
Deixar de sacar e movimentar
Quando o segurado fica mais de dois meses sem movimentar o seu benefício o mesmo pode ser suspenso pelo INSS, pois, o órgão pode achar que o segurado tenha falecido.
Falta de prova de vida
Caso o INSS não consiga identificar nenhuma situação que evidencie que o segurado está vivo, o mesmo pode vir a ter o seu benefício suspenso.
Leia: o que muda na Prova de Vida
Faltar à Perícia Médica
Os segurados que recebem benefícios por incapacidade de tempos em tempos são convocados pelo INSS para a manutenção do benefício.
No entanto, o segurado que não comparecer à convocação do INSS poderá ter o seu benefício suspenso até que realize a perícia.

Prisão
A suspensão durará pelo período em que o mesmo estiver preso, onde, a liberação do benefício volta quando o mesmo for solto.
Cancelamento natural
Outra situação que pode cancelar o benefício é quando o mesmo ocorre de forma natural, ou seja, o aposentado por invalidez retoma a capacidade para o trabalho.
Além disso, caso o próprio aposentado se julgue apto para retornar ao trabalho deverá solicitar uma nova avaliação médica pericial para ser identificada a capacidade laborativa.
1 thought on “Seis motivos para perder aposentadoria”