Segurado do INSS que for notificado – na chamada operação pente-fino do INSS – tem até 30 dias para apresentar sua defesa, contando a partir do dia de recebimento do comunicado. Os beneficiários rurais que receberem o comunicado terão um prazo maior: 60 dias.
Entretanto, o pagamento do benefício não será feito de modo automático. Essa medida só ocorrerá caso o segurado não apresente sua defesa ou se o cancelamento for mantido após a análise.
Veja as recomendações de Especialistas
Os especialistas recomendam que os beneficiários já procurem e recolham todos os documentos que possam ser utilizados para comprovação de concessão do benefício.
Entre esses documentos estão os carnês de contribuição, a carteira de trabalho e uma cópia do processo administrativo do benefício.
As irregularidades no cadastro no INSS pode acontecer devido a erros no servidor do órgão durante a concessão do benefício. Além disso, pode ocorrer também uma interpretação errônea de alguma lei ou norma do instituto. Dessa forma, o aposentado ou pensionista não se prejudicará caso comprove que todas as regras e processos foram cumpridos.
Veja também os benefícios que devem ser revisados, como evitar o corte, prazos e como apresentar sua defesa no link abaixo
https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2019/07/caiu-no-pente-fino-do-inss-saiba-como-recorrer-a-medida/
1 thought on “Como recorrer ao pente-fino do INSS”