Quanto tempo leva para converter auxílio-doença em aposentadoria?
As pessoas com incapacidade temporária para o trabalho recebem o auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Contudo, quando essa incapacidade se torna permanente, passam a receber a aposentadoria por invalidez.
Normalmente, após dois anos de incapacidade, o segurado pode dar entrada na aposentadoria por invalidez. Dessa forma, o segurado deve comprovar a incapacidade permanente para o trabalho através de documentos médicos.
É bom alertar que ingressar com uma ação judicial, para converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, não implica nenhum prejuízo ou repercussão negativa nos repasses do auxílio por incapacidade temporária.
Leia: Suspensão de aposentadoria
Dessa forma, enquanto a ação tramita, o segurado continua recebendo o benefício, contanto que constatado pelo perito do INSS o cumprimento dos requisitos necessários para a sua manutenção.
No entanto, caso a solicitação não seja aceita e a ação onde foi solicitada a conversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez for julgada improcedente, o auxílio-doença não é interrompido.
3 thoughts on “Auxílio-doença em aposentadoria”