Trabalhadores cruzam os braços no próximo dia 20. Reforma da Previdência está na pauta
Entidades, centrais sindicais, movimentos populares e sindicatos, convocam Dia Nacional de Paralisações e Manifestações em defesa do meio ambiente, direitos, educação, emprego e contra a reforma da Previdência. O ato, marcado para a próxima sexta-feira (20).
Segundo os últimos dados do IBGE o desemprego no Brasil já ultrapassa a cifra de 13 milhões, outras 4 milhões de pessoas desistiram de procurar por trabalho. Do outro lado da balança está a ameaça às políticas públicas.
Para 2020 Bolsonaro anunciou uma série de cortes em diversos setores; educação (-30%), energia (-38%) e habitação (-30%), por exemplo. Sendo o corte no Bolsa Família ainda maior, com redução de 41% do recurso destinado ao projeto.
Conheça a PEC paralela
Os senadores querem aprovar pontos que foram retirados do texto da reforma da Previdência na Câmara dos deputados. Esse é o intuito da Proposta de Emenda da Constituição 133/2019, conhecida como PEC Paralela. O texto prevê por exemplo, o retorno da proposta de capitalização da aposentadoria, ou seja impõe que as contribuições dos trabalhadores fiquem em conta individual em seguradora da iniciativa privada. A medida atende sobretudo ao interesse dos bancos.
A PEC paralela foi a alternativa encontrada pelos senadores para não precisarem alterar o texo aprovado na Câmara dos Deputados, já que, caso houvesse mudança a proposta teria de voltar para ser analisada e votada novamente pelos deputados. A PEC Paralela deve ir a votação em outubro.
Leia sobre impactos da Reforma da Previdência
https://riaambrasil.org.br/reforma-da-previdencia-so-faz-ajuste-em-cima-de-pobre/
Ato na capital mineira
Em Belo Horizonte os manifestantes se concentram às 9 horas em frente a Prefeitura, que fica na av. Afonso Pena, n° 1212.
(* Com informações do ‘Brasil de Fato/MG – Leia mais no linka abaixo
https://www.brasildefato.com.br/2019/09/18/em-basta-contra-desmonte-do-brasil-trabalhadores-cruzam-os-bracos-no-proximo-dia-20/