21 de novembro de 2024

Relator faz ajustes no parecer da reforma da Previdência; votação é adiada

relator_PEC_Samuel_Moreira
O relator Samuel Moreira (Foto: Agência Câmara)

O texto final do relatório da reforma da Previdência, apresentado nesta terça-feira (2) pelo deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP) na comissão especial da Câmara que debate o tema, eliminou a possibilidade de futuras modificações nas regras da aposentadoria por Medidas Provisórias (MPs) – como constava da versão anterior do documento.

O relator manteve estados e municípios de fora da reforma, contrariando mais uma vez o desejo do governo Bolsonaro (PSL), mas atendendo a governadores e prefeitos, dentro de um acordo que permitiria a aprovação do projeto sem a resistência desses atores políticos.

A nova versão do relatório ainda precisa ser aprovada na Comissão e no plenário da Câmara. Depois, segue para o Senado. Em todas essas etapas, pode sofrer novas alterações.

Idade mínima pára homens e mulheres é mantida

O relator manteve na Constituição a idade mínima para aposentadoria de servidores da União, de 65 anos para o homem e 62 anos para a mulher – esses patamares são, hoje, de 60 e 55 anos, respectivamente.

Propôs ainda a redução da idade mínima (de 60 para 57 anos) para professoras da rede pública que ingressaram até 31 de dezembro de 2003, com direito ao último salário (integralidade) e reajustes da ativa (paridade). E determinou que a pensão dos agentes de segurança também seja igual ao último salário.

(* Com informações do Brasil de Fato
ouça em áudio

https://soundcloud.com/radioagenciabdf/relatorio-da-reforma-da-previdencia-nao-abrange-estados-e-municipios-veja-o-que-muda

e Portal da Câmara dos Deputados
https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/579366-RELATOR-FAZ-AJUSTES-NO-PARECER-DA-REFORMA-DA-PREVIDENCIA-VOTACAO-E-ADIADA.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp