23 de novembro de 2024
Informalidade traz prejuízos às contribuições da Previdência
Informalidade leva à diminuição no número de contribuintes do INSS
Informalidade leva prejuízo à Previdência Social

Apesar de o Governo insistir numa “queda do desemprego em 2018”, o percentual de trabalhadores que contribuíam para a Previdência Social no setor privado foi o mais baixo dos últimos cinco anos – ajudando a aumentar o rombo do INSS. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro Geografia Estatística (IBGE).

No ano passado, a média de pessoas ocupadas que fizeram contribuições regulares para o INSS foi de 63,5%, menor percentual desde 2013, quando estava em 62,9%. Em relação a 2017, houve uma leve retração de 1%.

Aumenta o número na informalidade

“Possivelmente, esse fenômeno que levou a menos trabalhadores contribuindo para a Previdência decorre do aumento da informalidade e da redução do número de pessoas com carteira assinada”, aponta o professor do MBA de Previdência da FGV, Gilvan Cândido da Silva.

Mesmo com a queda do desemprego, que ficou em 11,6% no ano passado, a soma de pessoas trabalhando por conta própria e no mercado informal seguiu acima do total de empregados com carteira assinada em 2018.

(* Com informações do Portal G1 – Leia mais
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/31/percentual-de-trabalhadores-que-contribuiram-para-o-inss-em-2018-foi-o-menor-em-5-anos.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp