Demissão de presidente do INSS é resposta à incompetência para resolver filas

A queda do presidente do INSS, Renato Vieira, é uma tentativa do governo de dar uma resposta para reverter o desgaste político provocado para a administração do presidente Jair Bolsonaro com o represamento dos pedidos de benefício ao INSS. A fila mostrou despreparo do governo, falta de planejamento e atinge milhões de brasileiros, inclusive apoiadores do presidente.
A demissão foi acertada na manhã desta terça-feira, 28, depois de uma reunião do ministro da Economia, Paulo Guedes, com o secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, antes da reunião com o Tribunal de Contas da União (TCU) para fechar acordo sobre a contratação temporária de servidores aposentados para desafogar a fila.
Governo precisa mostrar que está agindo
Como os efeitos mais práticos da contratação devem demorar de um mês e meio a dois meses (a expectativa é que a eliminação do estoque de quase 2 milhões dure um ano ou mais), o governo precisava mostrar que estava agindo para enfrentar o problema.
O presidente Bolsonaro estava contrariado com as imagens das filas de velhinhos sendo expostas diariamente pela mídia e exigiu providências rápidas. Guedes foi pragmático ao cortar a cabeça do presidente do INSS logo que chegou de viagem internacional, de acordo com fontes ouvidas pelo Estado.

(* Com informações do Estadão –
Leia mais
1 thought on “Cai o presidente do INSS”