Homem deve entrar no INSS até terça para ‘ganhar’ 5 anos para aposentadoria. Novas regras da aposentadoria começam a valer após a promulgação da reforma, na terça-feira (12)
Corra para se aposentar! Homens que ainda não têm cadastro no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até a próxima terça-feira (12) para fazerem a inscrição e terem direito a se aposentar com 15 anos de contribuição.
As informações são de especialistas ouvidos pelo portal UOL.
Caso contrário, serão necessários 20 anos de contribuição para a aposentadoria, ou seja, 5 anos a mais.
O governo deve promulgar a reforma da Previdência na terça, e as novas regras de aposentadoria passam a valer. Portanto: corra para se aposentar
Segundo as novas regras:
- Homens que já estão no mercado de trabalho e fizeram ao menos um pagamento para o INSS poderão se aposentar com 15 anos de contribuição e 65 anos de idade
- Homens que ainda não trabalham ou que trabalham na informalidade e não têm cadastro no INSS poderão se aposentar com, no mínimo, 20 anos de contribuição e 65 anos de idade
- Para as mulheres se aposentarem será preciso, no mínimo, 15 anos de contribuição e 62 anos de idade, independentemente de já terem inscrição no INSS ou não.
Trabalho com carteira assinada
O trabalhador com carteira assinada torna-se segurado do INSS automaticamente quando é contratado no primeiro emprego. Os demais podem se tornar filiados de forma facultativa, pagando diretamente ao INSS.
Senado fará sessão solene na terça
De acordo com a Agência Senado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, convocou uma sessão solene do Congresso Nacional para a promulgação da proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência (PEC 6/2019). A sessão será na próxima terça-feira (12), às 10h. Após a promulgação da emenda, as alterações já passam a fazer efeito.
(* Com informações do UOL – Leia mais