26 de abril de 2024

Recebi alta médica do INSS, porém a empresa recusou meu retorno. O que devo fazer?

INSS libera, mas empresa pede outra perícia médica

O empregado tem direito de receber o benefício por incapacidade, tanto em casos de doença quanto de acidente de trabalho, lembrando que esse é um benefício que possui um determinado período.

Ou seja, passado um período se encerra.

Em alguns casos o INSS pode liberar o trabalhador para retornar às suas atividades. Assim o benefício deixa de ser pago, pois de acordo com o INSS o trabalhador está apto para retornar ao trabalho.

Leia: Adoecer e pedir aposentadoria por invalidez

Quando isso acontece com o trabalhador mesmo ele se colocando à disposição de realizar suas atividades, ele fica impedido de retornar ao trabalho.

Nessa situação em que o médico da empresa identifica que o trabalhador não está apto para o trabalho ele o encaminha para receber o benefício por incapacidade.

O que pode acontecer é que infelizmente ao passar por uma nova perícia o trabalhador pode ter seu benefício negado ou indeferido, determinando que ele volte ao trabalho.

Situação constrangedora e sem remuneração

É uma situação constrangedora: o trabalhador fica indo de um lado para outro entre a empresa e o INSS. E pior: desamparado e sem receber sua remuneração ou o benefício do Instituto.

Se houver recusa por parte da empresa e descumprimento da decisão judicial ou, ainda, no caso onde não há mais possibilidade de retornar às atividades de trabalho, é necessário pedir a rescisão indireta do contrato do trabalho por culpa da empresa.

O empregador ficará responsável por realizar o pagamento de todas as verbas rescisões a que o trabalhador tem direito.

(* Com informações do ‘Jornal Contábil’ e do ‘Saber a Lei’ )


Veja também na Aseapprevs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
WhatsApp